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Novo Código de Trânsito Brasileiro: Veja o que muda em 2021!

Cars moving on the road in city in late evening
Cars moving on the road in city in late evening. View to the traffic with trafficlights and transport

As mudanças previstas em 2019 para o Código de Trânsito Brasileiro (CBT) foram aprovadas e publicadas no Diário Oficial da União (DOU), em 14 de outubro de 2020, depois de uma longa caminhada de aprovações, críticas e adaptações.

O novo Código de Trânsito entra em vigor agora, nesta segunda-feira, 12 de abril de 2021. 

Nova pontuação na CNH: até 40 pontos

O novo Código de Trânsito separa a pontuação da carteira de habilitação de acordo com a gravidade de cada infração que o motorista cometer no período de 12 meses:

  • Limite de 40 pontos: caso não conste nenhuma infração gravíssima
  • Limite de 30 pontos: no caso de 1 infração gravíssima
  • Limite de 20 pontos: no caso de 2 ou mais infrações gravíssimas

Para motoristas profissionais, o limite será de 40 pontos independente o tipo de infração que venham a cometer. No entanto, sempre que atingirem 30 pontos terão a liberação para fazer o curso de reciclagem no período de 12 meses.

Menos multas, mais advertências

Infrações leves e médias serão sujeitas a advertência, ao invés de multa, apenas para motoristas sem reincidências semelhantes nos últimos 12 meses.

A nova lei de trânsito também inclui como infração grave o ato de estacionar sobre ciclovias ou ciclofaixas infração gravíssima a ação de não reduzir a velocidade na hora de ultrapassar ciclistas.

Além disso, os motoristas escolherão receber multas por um sistema eletrônico e, se ele reconhecer a culpa pela infração – não apresentando defesa prévia e sem recorrer – poderá ter 40% de desconto no valor da multa.

Validade de CNH de 10 anos

O novo Código de Trânsito Brasileiro aumentou de 5 para 10 anos o tempo de validade da CNH para condutores com até 50 anos de idade. Mantendo a renovação a cada 5 anos para motoristas entre 50 e 70 anos, e a cada 3 anos para os que estiverem acima dos 70 anos.

Criação do Registro Nacional Positivo de Condutores

A nova lei também cria o Registro Nacional Positivo de Condutores, com o objetivo de cadastrar os motoristas que não cometeram nenhuma infração de trânsito passível de pontuação, nos últimos 12 meses.

Uma das vantagens previstas é que o governo, estados e municípios poderão usar o registro positivo para dar benefícios fiscais ou tarifários aos motoristas que estiverem neles.

Exame toxicológico para motoristas profissionais

exame toxicológico fica como obrigatório para motoristas profissionais das categorias C, D e E, que transportam passageiros e que dirigem caminhões.

Uso do farol durante o dia

No novo código de trânsito, os faróis precisarão estar acesos durante o dia apenas em rodovias de pista simples.

Além disso, os veículos novos terão que sair de fábrica com a luz de rodagem diurna (farol especial para uso durante o dia).

Idade mínima para garupa da moto

A idade mínima para andar nas garupas das motos passará de 7 para 10 anos.

Uso de cadeirinhas continua obrigatório

Crianças com até 10 anos e que tenham menos de 1,45m de altura são obrigadas a usar cadeirinha ao serem transportadas. Alternando apenas entre os tamanhos ideais para cada fase da sua infância.

Comprovação de Recall para licenciamento

A partir de agora, somente os veículos que comprovarem a participação das campanhas de recall dos fabricantes conseguirão o seu licenciamento.

Novos órgãos de trânsito poderão suspender CNH

O novo Código de Trânsito Brasileiro autorizará que órgãos municipais de trânsito (como CET em São Paulo), estaduais e federais (como a Polícia Rodoviária Federal) também poderão autuar e suspender o direito de dirigir de alguns condutores.

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