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Novo Código de Trânsito Brasileiro: Veja o que muda em 2021!

As mudanças previstas em 2019 para o Código de Trânsito Brasileiro (CBT) foram aprovadas e publicadas no Diário Oficial da União (DOU), em 14 de outubro de 2020, depois de uma longa caminhada de aprovações, críticas e adaptações.
O novo Código de Trânsito entra em vigor agora, nesta segunda-feira, 12 de abril de 2021.
Nova pontuação na CNH: até 40 pontos
O novo Código de Trânsito separa a pontuação da carteira de habilitação de acordo com a gravidade de cada infração que o motorista cometer no período de 12 meses:
- Limite de 40 pontos: caso não conste nenhuma infração gravíssima
- Limite de 30 pontos: no caso de 1 infração gravíssima
- Limite de 20 pontos: no caso de 2 ou mais infrações gravíssimas
Para motoristas profissionais, o limite será de 40 pontos independente o tipo de infração que venham a cometer. No entanto, sempre que atingirem 30 pontos terão a liberação para fazer o curso de reciclagem no período de 12 meses.
Menos multas, mais advertências
Infrações leves e médias serão sujeitas a advertência, ao invés de multa, apenas para motoristas sem reincidências semelhantes nos últimos 12 meses.
A nova lei de trânsito também inclui como infração grave o ato de estacionar sobre ciclovias ou ciclofaixas e infração gravíssima a ação de não reduzir a velocidade na hora de ultrapassar ciclistas.
Além disso, os motoristas escolherão receber multas por um sistema eletrônico e, se ele reconhecer a culpa pela infração – não apresentando defesa prévia e sem recorrer – poderá ter 40% de desconto no valor da multa.
Validade de CNH de 10 anos
O novo Código de Trânsito Brasileiro aumentou de 5 para 10 anos o tempo de validade da CNH para condutores com até 50 anos de idade. Mantendo a renovação a cada 5 anos para motoristas entre 50 e 70 anos, e a cada 3 anos para os que estiverem acima dos 70 anos.
Criação do Registro Nacional Positivo de Condutores
A nova lei também cria o Registro Nacional Positivo de Condutores, com o objetivo de cadastrar os motoristas que não cometeram nenhuma infração de trânsito passível de pontuação, nos últimos 12 meses.
Uma das vantagens previstas é que o governo, estados e municípios poderão usar o registro positivo para dar benefícios fiscais ou tarifários aos motoristas que estiverem neles.
Exame toxicológico para motoristas profissionais
O exame toxicológico fica como obrigatório para motoristas profissionais das categorias C, D e E, que transportam passageiros e que dirigem caminhões.
Uso do farol durante o dia
No novo código de trânsito, os faróis precisarão estar acesos durante o dia apenas em rodovias de pista simples.
Além disso, os veículos novos terão que sair de fábrica com a luz de rodagem diurna (farol especial para uso durante o dia).
Idade mínima para garupa da moto
A idade mínima para andar nas garupas das motos passará de 7 para 10 anos.
Uso de cadeirinhas continua obrigatório
Crianças com até 10 anos e que tenham menos de 1,45m de altura são obrigadas a usar cadeirinha ao serem transportadas. Alternando apenas entre os tamanhos ideais para cada fase da sua infância.
Comprovação de Recall para licenciamento
A partir de agora, somente os veículos que comprovarem a participação das campanhas de recall dos fabricantes conseguirão o seu licenciamento.
Novos órgãos de trânsito poderão suspender CNH
O novo Código de Trânsito Brasileiro autorizará que órgãos municipais de trânsito (como CET em São Paulo), estaduais e federais (como a Polícia Rodoviária Federal) também poderão autuar e suspender o direito de dirigir de alguns condutores.